A atenção é a capacidade de manter o foco em um estímulo ou atividade particular e assim, corresponde a um conjunto de processos que leva à seleção ou priorização no processamento de certas categorias de informação. Assim, a desatenção é a capacidade limitada de permanecer atento por um tempo necessário para realizar ou compreender determinada tarefa.
Esse não é um sintoma exclusivo do TDAH, mas ele pode ocorrer também em outras doenças ou transtornos. Além disso, todos nós podemos estar mais desatentos em determinados momentos de nossas vidas por inúmeros motivos, como por exemplo o estresse. Por isso, é importante reforçar que para considerarmos a falta de atenção como um sintoma de TDAH deve-se observar sua frequência, persistência e duração, e essas manifestações devem necessariamente trazer prejuízos para a vida do indivíduo.
No TDAH, a desatenção pode manifestar-se em situações escolares, profissionais ou sociais. É comum a mudança de foco com muita facilidade, pois há uma sensibilidade excessiva aos estímulos. Por isso, a pessoa com desatenção muitas vezes é considerada “avoada” ou “no mundo da lua”.
Os sintomas de desatenção podem ser identificados pelas seguintes manifestações: dificuldade de prestar atenção a detalhes; errar por descuido em atividades escolares; dificuldade de manter atenção em atividades lúdicas; a pessoa parece não escutar quando falam com ela; não seguir instruções; não terminar tarefas escolares e/ou domésticas; dificuldade de organização; evitar envolver-se em atividades que exijam esforço mental constante; distrair-se facilmente por estímulos alheios ao que está executando; apresentar esquecimentos em suas atividades diárias; entre outras.